A História do Mahou Shoujo: Parte 3 - Década de 80



Os anos 80 no Japão foram marcados pelo fenômeno das "idols": cantoras jovens, com uma imagem "pura" e inocente, e que faziam sucesso entre todas as faixas etárias. Embora tivessem surgido já na década de 70, foi na década seguinte que as idols viveram seu auge, e isso influenciaria vários aspectos da cultura pop, dentre as quais o gênero mahou shoujo.
Como vimos no post anterior, a Toei desiste de produzir novas obras do gênero após o sucesso morno de Mahou Shoujo Lalabel, em 1980. Com a saída da empresa do mercado (o que duraria quase 10 anos), dois estúdios menores decidem assumir essa vaga: a Ashi Productions (atual Production Reed) e o Studio Pierrot.
A Ashi é a primeira a se lançar no mercado, com Mahou no Princess Minky Momo (1982). A história da menina que vem de um mundo mágico, e que tem o poder de se transformar em uma adolescente, irá ditar os caminhos das obras que viriam a seguir pelo Studio Pierrot, que em 1983 lança o sucesso Mahou no Tenshi Creamy Mami.
A série conta a história de uma menina de 10 anos capaz de se transformar em Creamy Mami, uma adolescente que se torna uma idol de grande sucesso, e a partir daí passa a conviver com essa vida dupla. Essa fórmula, que exerce influências até hoje em obras mais atuais (como Full Moon wo Sagashite) iria se repetir nas obras seguintes da Pierrot: Mahou no Yousei Persia (1984), Mahou no Star Magical Emi (1985) e Mahou no Idol Pastel Yumi (1986).
Estas séries não apenas abordavam a temática de idols: em grande parte delas, a protagonista era dublada por uma idol real, o que atraía ainda mais público - mesmo quem não era um fã desse tipo de mídia, acabava assistindo por querer acompanhar mais um trabalho de sua idol favorita.
Talvez influenciada pelo sucesso da Pierrot, a Toei retorna tímida ao mercado no final da década, com remakes de Himitsu no Akko-chan (1988) e Mahoutsukai Sally (1989).
Mas é em 1989 que a Toei tem sua cartada de ouro: tendo se firmado no mercado do ramo tokusatsu durante as décadas de 70 a 80, a produtora decide que, ao invés de colocar as idols apenas como dubladoras, iria colocá-las como protagonistas de carne e osso - e assim surge a primeira série de heroínas da franquia Toei Fushigi Comedy Series: Mahou Shoujo Chuka na Paipai. E seriam as séries desta franquia que iriam firmar as bases para o fenômeno dos anos 90: Sailor Moon.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrine: Legendas e Episódios

Kaleido Star - Episódios