A História do Mahou Shoujo: Parte 1 - Década de 60



Tudo começa em 1962, com o mangá de Himitsu no Akko-chan. (O Segredo de Akko-chan) Essa obra é considerada oficialmente a primeira obra "mahou shoujo", e conta a história de Atsuko Kagami "Akko", uma menina que ganha um espelho compacto mágico que a permite se transformar no que quiser. O mangá ganharia seu primeiro anime em 1969, outros dois remakes (em 1988 e 1998), e uma versão em filme live action (em 2012).

Akko-chan fez um enorme sucesso, e incentivou a produção de novas obras do gênero. Outra grande inspiração para novas obras surge quando a série americana Bewitched estreia no Japão, em fevereiro de 1966. Aqui no Brasil ela foi transmitida com nome de "A Feiticeira" pela primeira vez em 1965 pela extinta TV Paulista, e ganhou incontáveis reprises até os dias de hoje. Essa série, que conta as aventuras de bruxa que se casa com um humano e tenta viver uma vida comum, fez um enorme sucesso no mundo todo.

Inspirada no sucesso de Bewitched, surge a segunda grande obra mahou shoujo: o mangá Mahoutsukai Sally (Sally, a Feiticeira), em julho de 1966, que conta a história de Sally, a princesa de um mundo mágico que sonha em visitar o mundo dos mortais. Ela então foge para a Terra, e passa a tentar viver como uma garota comum. Sally é memorável por ser o primeiro anime mahou shoujo, estreando na TV em dezembro de 1966.

Ainda na trilha do sucesso de Bewitched, surge a primeira obra mahou shoujo em formato live-action: Comet-san (Senhorita Cometa), produzida pela emissora TBS, em 1967, ganhando uma adaptação em mangá no mesmo ano. A série foi protagonizada pela atriz Yumiko Kokonoe, e teve 79 episódios. Conta a história de Comet, uma aprendiz de feiticeira que causa altas confusões em sua escola, no planeta Beta, e como punição, é enviada para a Terra pelo seu professor. (Uma curiosidade: Comet-san chegou a ser exibida em vários países da América Latina, mas por algum motivo, nunca chegou ao Brasil.)

É interessante observar que, apenas pelas sinopses, podemos perceber a origem de três características marcantes de mahou shoujo até os dias de hoje: o espelho compacto mágico (Himitsu no Akko-chan), o cetro/varinha mágica (Sally e Comet-san), e o tema de garota de outro mundo que vem se adaptar à vida na Terra (Sally e Comet-san).

A seguir: a década de 70 <3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrine: Legendas e Episódios

Kaleido Star - Episódios